Principais características e necessidades:
Eu nasci, moro e trabalho na cidade de São Paulo. Enfrento
diariamente seu transito e conheço muito bem suas necessidades, desafios e
características, Por isso aproveito essa oportunidade de apresentar meu projeto
IV-U – INDIVIDUAL VEHICLE – URBAN.
Na cidade de São Paulo 70% dos veículos transportam uma
pessoa e pequenas cargas, não ultrapassando 10 km do ponto de partida, como são
percorridas curtas distancias se torna
ideal para veículos.
Com crescimento econômico e a necessidade de locomoção
rápida no transito surgiu em São Paulo Motoboys, profissionais que utilizam
motos baratas para enfrentar o transito parado. Com tempo eles se transformaram prestadores de serviço importante para cidade,
serviços de entrega, transporte de documentos, etc.
Outras características da cidade estão na dificuldade de estacionamento , local parar na rua e
tempo médio desta parada ( no máximo uma hora). Estes motoboys não têm estes
problemas, param de frente para a calçada de forma vertical diminuindo o espaço
- enquanto o carro para de forma
horizontal ( ocupando mais espaço) e seu tempo de parada é mais rápido que um
carro, já que ele esta trabalhando e quanto mais entregas mais eles ganham.
Inspirações do projeto
1.
Personal Urban Mobility and Accessibility = PUMA
– Como parte mecânica será utilizada plataforma e tecnologia já existente desenvolvida
pela GM / Segway e plenamente divulgada pela mídia
2.
Design inspirado no café Brasileiro, São Paulo
no inicio do século 20 foi a capital mundial do café, essa riqueza foi
fundamental para iniciar a criação de umas maiores metrópoles do planeta.
3.
Nas calçadas da cidade – Piso padrão
desenvolvido por Mirthes dos Santos Pinto para as calçadas da cidade de São
Paulo, em 1966. Seu desenho lembra o formato do
Estado de São Paulo, onde a cidade de São Paulo
é a Capital.
4.
Design simples e de baixo custo para substituir
as motos de baixa cilindradas. O veiculo para de frente para calçada como as
motos. A Porta dianteira se dobra para direção do teto, facilitando saída e
entrada do veiculo.
5.
Possibilidade de utilização da energia do
veiculo e espaço interno para pequenos negócios ambulantes ( utilizando a porta
traseira ) muito comum no Brasil e em São Paulo , conhecido como mercado
de trabalho informal
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