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Car Designer _ Marcello Felipe Maggioni - formado pela FAAP, com pós- graduação em Marketing (FAAP) e Design da Mobilidade (FAAP)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

IV-U - INDIVIDUAL VEHICLE – URBAN.




Principais características e necessidades:

Eu nasci, moro e trabalho na cidade de São Paulo. Enfrento diariamente seu transito e conheço muito bem suas necessidades, desafios e características, Por isso aproveito essa oportunidade de apresentar meu projeto IV-U – INDIVIDUAL VEHICLE – URBAN.

Na cidade de São Paulo 70% dos veículos transportam uma pessoa e pequenas cargas, não ultrapassando 10 km do ponto de partida, como são percorridas curtas distancias  se torna ideal para veículos.

Com crescimento econômico e a necessidade de locomoção rápida no transito surgiu em São Paulo Motoboys, profissionais que utilizam motos baratas para enfrentar o transito parado. Com tempo  eles se transformaram  prestadores de serviço importante para cidade, serviços de entrega, transporte de documentos, etc.

Outras características da cidade estão na dificuldade  de estacionamento , local parar na rua e tempo médio desta parada ( no máximo uma hora). Estes motoboys não têm estes problemas, param de frente para a calçada de forma vertical diminuindo o espaço -  enquanto o carro para de forma horizontal ( ocupando mais espaço) e seu tempo de parada é mais rápido que um carro, já que ele esta trabalhando e quanto mais entregas mais eles  ganham.

Inspirações do projeto

1.       Personal Urban Mobility and Accessibility = PUMA – Como parte mecânica será utilizada plataforma e tecnologia já existente desenvolvida pela GM / Segway e plenamente divulgada pela mídia

2.       Design inspirado no café Brasileiro, São Paulo no inicio do século 20 foi a capital mundial do café, essa riqueza foi fundamental para iniciar a criação de umas maiores metrópoles do planeta.

3.       Nas calçadas da cidade – Piso padrão desenvolvido por Mirthes dos Santos Pinto para as calçadas da cidade de São Paulo, em 1966. Seu desenho lembra o formato do  Estado de São Paulo, onde a cidade de São Paulo é a Capital.

4.       Design simples e de baixo custo para substituir as motos de baixa cilindradas. O veiculo para de frente para calçada como as motos. A Porta dianteira se dobra para direção do teto, facilitando saída e entrada do veiculo.

5.       Possibilidade de utilização da energia do veiculo e espaço interno para pequenos negócios ambulantes ( utilizando a porta traseira ) muito comum no Brasil e em São Paulo , conhecido como mercado de trabalho informal

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